A TARTARUGA VERMELHA

0

Com tantas novidades e filmes com tecnologia de ponta, a animação convencional de A tartaruga vermelha é tão bem feita e linda que faz as animações atuais ficarem no chinelo.

Desenho Animado A Tartaruga Vermelha

As cores, a simplicidade, os movimentos, tudo é orquestrado de forma genial para que a arte se iguale a história, perfeita, de uma sensibilidade extrema, nos fazendo ter uma experiência artística enquanto assistimos. A música, o enquadramento, a própria animação, nos dão uma verdadeira aula de como um filme deve ser feito, seja animado ou não.

Não é um filme mudo, porém não há falas, o que é surpreendentes nos dias de hoje. Mas não há falas no contexto​que estamos mais acostumados, pois a expressão corporal transmite toda a mensagem no filme, nos dando a impressão que a comunicação verbal só estragaria a experiência. A tartaruga vermelha consegue atingir em vários pontos profundos de nossa mente, que uma criança não conseguiria entender as várias mensagens que o filme nos passa em seus bem trabalhados 80 minutos de duração.

O filme começa mostrando o mar revolto com um homem tentando sobreviver. A imensidão do oceano nos dá a primeira gama de sentimentos, de que não somos nada perto da natureza, de que a solidão é amedrontadora, e que nosso destino está na mão do ambiente que nos cerca.

Mensagem do filme

Chegando a uma ilha deserta, esse homem, que não sabemos o nome, nem de onde vem e para onde estava indo, tem apenas a companhia de siris e uma praia linda. A ilha tem sua flora específica bem desenvolvida, com material necessário para se construir jangadas​. O náufrago tenta por diversas vezes sair da ilha, mas é frustrado por um animal marinho misterioso que destrói seu meio de transporte.

Desenho Animado A Tartaruga Vermelha

É tão simples e ao mesmo tempo nos dá muita coisa a se pensar. Claramente é uma história que conta a relação do homem e a natureza, neste caso é a natureza que dá as ordens. O homem é obrigado a abaixar a cabeça e aceitar sua situação, mas a mente humana tem suas ferramentas para conseguir sobreviver, e numa união da realidade com a fantasia, notamos que tanto a ilha quanto o homem necessitam um do outro.

Não sabemos o que é verdade ou imaginação, sabemos apenas o trivial, que um homem está sozinho em uma ilha deserta. Mas como nossas vidas, nos também não sabemos de onde viemos e nem o que somos. A ilha é nossa vida. A pergunta “O que viemos fazer aqui?” cabe perfeitamente ao personagem principal.

Reflexão do desenho

Muita reflexão pode ser trabalhada em cima desse filme, perfeito para uma aula ou uma atividade em grupo. A adversidade da natureza pode ser vista em todo o momento, desde um perigoso maremoto, até na geografia da ilha. As tentativas de fugir e retornar ao mar que lhe trouxe ali pode causar uma estranheza inicial, mas compreensível no decorrer do filme.

Ao fim percebemos que, como nossas vidas, o que realmente importa em nossa existência são as pessoas que amamos. Um filme lindo, do Studio Ghibli e Why Not Productions e que ficará durante muito tempo na cabeça de quem assistiu. Uma experiência maravilhosa.

Deixe um comentário