SEU MADRUGA: VILA E OBRA

0

De todos os personagens do seriado Chaves, com certeza o mais querido é o Seu Madruga

Mesmo Kiko tendo uma legião de fãs, e Chaves fazendo o sucesso como o protagonista do programa, não tem como negar que o ator Ramón Valdés tem um carisma inegável. E olha que ele tem vários defeitos, é ranzinza, bate em crianças, fuma bastante, tem rompantes de raiva e mesmo tentando entrar em diversos tipos de profissões, já declarou e demonstrou que não gosta muito de trabalhar.

ATOR RAMÓN VALDÉS

E Don Ramon quase sempre era escalado para interpretar um vilão no programa do Chapolin, que roubava a cena. Sendo um dos atores mexicanos mais queridos da América Latina, muita curiosidade rondava a vida do comediante, que para nós era apenas um dos participantes da trupe do Chispirito (Roberto Boleños). Pablo Kaschner, autor do livro Chaves de um sucesso, que aborda o personagem Chaves e seu criador, deixou para o seu próximo livro uma abordagem mais profunda do saudoso Seu Madruga.

Qual o nome do Seu Madruga?

Em Seu madruga Vila e Obra, o autor pesquisou bastante sobre a vida do ator e seus diversos personagens. E sua vida é contada em 14 capítulos, tendo uma quantidade de “míseros” meses que deve de aluguel. No original, o personagem mal humorado da vila do Chaves era chamado de Don Ramón, seu nome original, que ao todo era Don Ramón Antonio Estebán Gómez de Valdés y Castillo, nascido na Cidade do Mexico em 02 de Setembro de 1923, e morreu na mesma cidade em 9 de Agosto de 1988, trabalhou em diversos papeis no cinema mexicano e no livro temos uma lista desses trabalhos.

Seu Madruga

Fez até novela, mas foi com Roberto Bolaños que Ramón conseguiu fama e sucesso. Lendo essa obra de Pablo Kaschner nós ficamos sabendo como os dois se conheceram e deram início a parceria de sucesso.

Chaves nunca se afastou do seu madruga

O personagem Seu Madruga possui vários capítulos relacionando suas particularidades, onde o autor revelou ter assistido novamente às centenas de episódios de Chaves para contabilizar alguns números e quantidade de fatos. Um dos bordões do “Madruguinha” é dito logo após ele dar um cascudo no Chaves dizendo “Toma! Só não te dou outra porquê …” e termina a frase com algo relacionado a sua vovozinha, e Pablo lista essas frases e enumera também a quantidade de trabalhos e bicos que ele tenta fazer nos episódios. Difícil não rir ao lembrar dele batendo com o martelo nos dedos quando tentou ser marceneiro, ou dos episódios que ele lembra de sua antiga vida como boxeador. 

Vendeu churros para a Dona Florinda e anunciava aos gritos que estava comprando “chapéus, sapatos, roupas usadas”. Mas seus trabalhos sempre geravam confusão, sendo que em todas as vezes Chaves, Kiko e Chiquinha atrapalhavam seu intento, como quando ele tentou ser um barbeiro. Pelo motivo de ser querido pelo público, dona Florinda entrou para o roll dos personagens mais detestáveis da série devido às desavenças com o vizinho, mas vê-lo levar bofetadas em todos os episódios tinham lá sua graça.

Dupla imbatível

Aqui no portal cosplace achamos que o melhor momento do Seu Madruga é quando ele ensina alunos na sala de aula sobre o significado de uma caveira nos rótulos e lugares indicativos: PE-RI-GO e não tem como não rir dele imitando uma pessoa sendo eletrocutada.

Os vilões de Chapolin Colorado eram muitos, mas os mais lembrados são os que Ramón interpretava e novamente roubava a cena. Como não lembrar do temível pirata Alma Negra, que desconfiava da própria sombra, ou do gângster Tripa Seca e seu bando. Já no Velho Oeste o temível Racha Cuca é o pistoleiro mais rápido que já existiu. 

O Abominável Homem das Neves e o Lobisomem davam até medo. Mas não apenas de inimigos do “Vermelhinho” era restrito, em muitas aventuras do Polegar Vermelho ele era a vítima que pedia socorro, e também um outro herói tão atrapalhado quanto. Super Sam era um herói americano com a aparência do Tio Sam que dizia “Time is Money, oh yeah!” e balançava um saquinho com dinheiro, uma crítica aos vizinhos de fronteira.

Deixe um comentário