Indústria de games – Quais são os principais eventos da área?

A indústria dos vídeo-games é uma indústria que não para. O motor dessas empresas são as novidades tanto no que diz respeito aos consumidores com novos jogos e hardwares, quanto no que se concentra aos desenvolvedores com novas tecnologias e ideias.

Quanto movimenta a indústria de games?

Pensa em um mercado milionário. Sim é esse o de games. Os jogos eletrônicos cada ano é sempre crescente. Novas empresas, novos jogadores e mais dinheiro sendo injetado no mercado.

Os eventos de games são as principais vitrines para expor essas tecnologias tão necessárias, novidades e, por isso, são de importância ímpar para a indústria.

Mercado vídeo game

É nelas que as grandes empresas como Microsoft, Nintendo e Sony anunciam novos consoles e  jogos exclusivos, por exemplo. E nelas grandes desenvolvedoras, como Ubisoft, Activision, Rockstar, Square e  Enix trazem novidades e demonstrações sobre seus títulos, além de anunciar novos lançamentos. Enfim, quando um grande evento acontece, pode ter certeza que novidades serão o carro chefe e, por isso, os gamers de todo o mundo aguardam ansiosamente cada uma delas.

Alguns eventos se destacam no calendário da indústria e acabam concentrando as principais novidades do ano.

Mercado de games nos Estados Unidos

A Electronic Entertainment Expo, mais  conhecido pelo apelido de E3.

Ela acontece nos Estados Unidos (geralmente Los Angeles) desde 1995 e hoje é considerada a maior e mais importante feira de games no mundo! É nela que geralmente acontece as maiores e mais aguardadas revelações bombásticas e, por isso, os gamers ficam polvorosos para saber os principais lançamentos dos próximos meses tanto no que se refere aos jogos em si, quanto aos consoles e mesmo tecnologias que chegarão às suas mãos em um futuro próximo.

Jogos virtuais

Mas ele não é o único! A E3 divide atenções dos gamers com a Tokyo Game Show, ou simplesmente TGS uma grande evolução do mercado de games. A TGS é um evento anual que ironicamente não acontece em Tokyo, mas na Chiba, cidade a 40 km de Tokyo. Assim como a E3, é uma grande vitrine onde os gigantes da indústrias expõe as novidades e tecnologias que em breve lançarão no mercado.

Sua diferença é que o foco principal é o mercado japonês (segundo maior mercado para jogos eletrônicos do mundo), mas isso não significa que os gamers ocidentais não ficam de olhos bem atentos às grandes novidades anunciadas por lá, pois certamente elas interferem na jogatina do mundo inteiro!

Para ter uma noção, na época quem foi à TGS 2010 pode aproveitar em primeira mão as então lançadas na época tecnologias do Kinect e Move, e os jogos em 3D para o console da Sony; além do Call Of Duty: Black OPS, Deus EX, Kingdom Hearts que na época era tudo novidade de primeira mão.

Mercado de jogos digitais

Um outro evento voltado para os gamers e que vem construindo uma marca forte na indústria é a GamesCom.

Pegue os princípios da E3 e do Tokyo Game Show, transfira-os para a Europa e voilà! Mas não é só isso, a GamesCom também tem um foco forte na área de negócios, e vem despontando como a maior feira de comércios do setor! Essa feira acontece em Colônia (Alemanha) e das três citadas até agora, ela é a mais novinha (sua primeira edição foi em 2009).

Leia também: As grandes mentes por trás das trilhas sonoras

Mas isso não há deixa pra trás não! Ela tem sido usada por muitos desenvolvedoras para mostrar seus próximos lançamentos e os investimentos na área de hardware.

É, essa tríade de eventos aí é de deixar qualquer fã de videogames louco mesmo, hein! Mas nem só de anúncios e demonstrações de grandes e aguardados jogos vivem os eventos gamístiscos! Há aqueles voltados para os profissionais da área e que acabam sendo uma grande feira de debate e exposição de novas ideias e inovações.

Mercado de desenvolvimento de jogos

O mais importante evento dessa área é a Game Developers Conference (conhecida como GDC) que tem como foco os criadores dos jogos que tanto amamos. É nele que os principais nomes da indústria de games dão as caras: Satoru Iwata (Nintendo), Peter Molyneux (Fable, Populous), Cliff Bleszinski (Gears of War) e Ron Gilbert (Maniac Mansion, The Secret of Monkey Island), etc.

O evento além de proporcionar mesas de debates e exposição entre esses “chefões”, ainda inclui premiações como o Game Developers Choice Awards e amostras como o Independent Games Festival.

Todos esses eventos ditam o que encontraremos nas lojas nos próximos meses ou anos, portanto é impossível deixar de acompanhar e aguardar ansiosamente cada um deles.

E hoje já podemos dizer que temos diversos jovens desenvolvedores brasileiros do mercado de entretenimento games e softwares.

Aí vai uma mãozinha para quem não quer perder nada do que vem por aí nesse fantástico mundo dos games.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *