Sonic and the Black Knight – Jogo Bombástico

Muitos se surpreenderam quando a primeira imagem de Sonic & the Black Knight foi divulgada em uma revista europeia logo após o lançamento de Sonic Unleashed.

Sonic and the black knight review

Embora já saibamos do que se trata, na época foi extremamente chocante ver Sonic carregando uma espada que logo seria revelada seu nome: Caliburn.

Sonic & the Black Knight, exclusivo para Nintendo Wii, é um sucessor espiritual de Sonic & the Secret Rings que juntos formam a Story Book Series (séries de história literárias). Este título conta a história de Sonic que graças a um feitiço de uma feiticeira chamada Merlina, vai parar em um tempo distante onde uma região era dominada por um perverso monarca chamado de Rei Arthur.

Enquanto procuravam um lugar seguro, Merlina mostrou para Sonic um bosque onde uma espada sagrada e muito poderosa era guardada, Caliburn por sua vez era a lâmina sagrada que possuía consciência própria e falava.

Juntos, Sonic e Caliburn devem enfrentar o exército de monstros invocados por Rei Arthur, reencontrar velhos amigos e aprender a arte da espada para estabelecer a paz deste mundo. É uma história que começa bem simples, mas que ao longo do jogo vai se tornando mais profunda e arrisco dizer que é uma das histórias mais legais de todos os jogos do ouriço azul.

Leia também: https://cosplace.com.br/the-doomsday-zone/

E é em todo este contexto que conhecemos o novo gameplay que o jogo apresenta de forma semelhante à Sonic & the Secret Rings, em que Sonic move-se para frente e retornando apenas com a utilização de uma habilidade que Sonic salta para trás (mas é algo bem limitado e bem diferente do Adventure, por exemplo).

O jogador utiliza uma chacoalhada no Wii Remote para cortar com a espada enquanto corre como o vento e coleta rings que podem ser convertidos em presentes que falaremos daqui a pouco. Além disso, temos a Soul Gauge herdada de Sonic & the Secret Ring e que permite com que o jogador cause um slow motion nos movimentos da tela e torna Sonic capaz de executar ataques precisos e mortais nos inimigos enquanto a barra de energia vai acabando. É uma pena que a precisão dos ataques não reflete na precisão de controles.

Sonic and the black knight wii

Controlar Sonic é realmente um pesadelo, o ouriço tem os passos bastante travados e é complicado ir para a direita ou esquerda… Parece que Sonic só sabe andar para frente (apesar de ser a ideia do gameplay jogo), já que em muitas vezes isso acaba sendo um movimento automático mesmo nos momentos que não são automatizados.

A resposta das chacoalhadas também não convencem sendo que em muitas vezes você ataca sem querer, ou não ataca quando quer, ou mesmo ataca de forma errada enquanto executa o movimento correto. Uma das características de Sonic é o pulo que utiliza para matar inimigos na maioria dos jogos, na maioria porque neste jogo o ouriço não chega a destruir algum inimigo enquanto salta, a não ser que você utilize a espada para isso, mas tudo bem já que isso faz parte deste novo gameplay, o problema está na gravidade que faz parecer com que Sonic está hora na superfície da lua, hora na capsula de treinamento do Vegeta (aquele que ele aumenta a “tensão da gravidade” e torna qualquer ato mais pesado), e isso torna qualquer movimento ou tentativa de evitar um abismo bastante frustrante. É bem complicado.

Por outro lado, temos os ambientes onde toda ação ocorre e a história se desenrola. Por ser uma história contada na era medieval o jogo apresenta muitos castelos, calabouços, vilarejos e seus habitantes, ladrões, e os conhecidos cavaleiros da Távola Redonda.

Todos estes elementos aparecem junto de personagens já conhecidos pelos fãs para que a familiarização seja mais fácil, Tails encarna nessa história como o Blacksmith, o responsável por reparar armas, enquanto Amy Rose aparece como a Lady of Lake, uma ouriça sábia que vive em um lago. Os cavaleiros da Távula Redonda são encarnados por rivais de Sonic: Shadow vive como Sr.Lancelot, Knuckles batalha com o nome de Sr.Gawain, e por fim Blaze é a cavaleira Percival.

Informação complementar: https://cosplace.com.br/sky-sanctuary-zone/

Os locais do jogo são bonitos e a minoria dos elementos possui alguma textura realmente feia, nesse sentido a Sonic Team caprichou. As colinas verdes de Titanic Plain encantam com o gramado, o por do sol em Monten Mine é outro show a parte. Mas também a beleza acaba por aí, as fases possuem um level design bem fraco e sem muitas rotas diferentes para seguir já que desde o início já nos deparamos com um gameplay bem automático e forçado, algumas fases possuem diversos trechos reciclados de outras fases anteriores.

Sonic and the black knight game

É uma pena que este jogo é um claro exemplo de que o visual não é tudo, os belos ambientes não ofuscam os problemas enfrentados no gameplay que é o destaque do jogo. Para dar ainda mais sensação de “era medieval” a maioria das músicas, apesar de um tanto genéricas, lembram bastante os sons dos instrumentos da idade média retratados em diversos filmes, e nas batalhas contra os chefes o jogo mostra um bom som de rock que dá ainda mais adrenalina para cada combate, destaque para a música tema das batalhas contra os cavaleiros da Távola Redonda, Through the Fire, e também para a música de encerramento com um característico violino, Live Life.

As cenas que contam a história não são em CG como de costume, mas sim seguindo o padrão que Sonic & the Secret Rings estabeleceu, com desenhos em slides que dão sensação de movimento a cada imagem nova e ao mesmo tempo transmite a sensação de estar lendo um livro em figuras. As poucas cenas em CG são espetaculares e valem a pena cada segundo assistindo.

Fugindo um pouco da aventura principal, Sonic & the Black Knight também oferece diversas side-quests que habilitam informações novas na Galeria, como as histórias de Rei Arthur, fichas de personagens, e vídeos. As side-quests tentam estender o tempo de jogo com objetivos de “Mate 100 inimigos numa rodada”, “Termine a zona sem levar dano”, por exemplo, mas infelizmente não empolgam e falham na tentativa de fazer o jogo durar um pouco mais (a não ser que você queira platinar).

Mas além disso, ao coletar rings, é possível trocá-los com cidadãos de cada zona em itens que podem ser enviados para amigos através da conexão com a internet (função que retornou agora em Sonic Lost World para WiiU). Uma das coisas mais legais da galeria são os vídeos que mostram desenhos feitos por fãs residentes do Japão, Europa e América do Norte, todas as artes são mostradas com a música It Doesn’t Matter de Sonic Adventure 2 tocada em violino.

Sonic boladão: https://cosplace.com.br/sonic-riders/

Sonic & the Black Knight gerou certo hype por parte dos fãs mais novos, mas desagradaram desde o início muitos os fãs de longa data. O jogo apresenta uma história que vai se desenvolvendo e traz uma reviravolta incrível, possui músicas legais, mas não tão marcantes quanto é de costume na maioria dos jogos do ouriço.

Infelizmente não é um título de peso e diversos itens fazem do título ser um dos piores da série, como o gameplay bem confuso, difícil e sem muita liberdade, o level design pouco original e side-quests pouco empolgantes. Mas apesar de tudo, é interessante ver o progresso na relação de aprendiz e mestre com Sonic e Caliburn, as atitudes do ouriço que fazem outros personagens mudarem, é uma história cheia de clichês, mas feitos de uma forma bem legal, eu particularmente gostei bastante do roteiro de Sonic & the Black Knight.

Além também de um ambiente bonito e músicas interessantes.

Sonic & the Black Knight é um título que apenas os fãs conseguem aproveitar por não se importar com alguns detalhes técnicos, mas os “Não-fãs” não precisam jogar, pode acabar se frustrando ainda mais.

Gráficos: 8,5
Som: 8,0
Jogabilidade: 4,0
Diversão: 4,0
História: 9,0
Nota Geral: 6,5

Texto originalmente foi criado e postado no soniclub que infelizmente não existe mais. Todos os direitos reservados. Sonic e elementos relacionados são propriedades da Sega.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *