-->Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba novidades grátis. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner


Shazam – Conheça a origem e história

Shazam, que antes era conhecido como Capitão Marvel, foi criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, tendo sua primeira aparição em Whiz Comics #2, pela editora Fawcett Comics em 1940.

O que significa a palavra Shazam? Quais são os poderes do Shazam?

O herói é o álter ego do menino Billy Batson, que foi escolhido para receber os poderes do Mago Shazam, devido a sua grande bondade no coração.

Billy se transforma sempre que pronuncia a palavra “Shazam”, sendo atingido instantaneamente por um raio e alcançando a forma de um super-herói adulto.

O nome Shazam vem das iniciais de cada personagem mitológico do qual ele herdou uma habilidade. São eles:

  • Salomão (Sabedoria)
  • Hércules (Força)
  • Atlas (Invulnerabilidade)
  • Zeus (Poderes Mágicos)
  • Aquiles (Coragem)
  • Mercúrio (Velocidade e capacidade de Voo)

Shazam foi designado pelos próprios deuses, ganhando assim o título de Campeão da Humanidade.

Como o Shazam ganhou os poderes?

Ainda conhecido como Capitão Marvel, o herói possuía um uniforme vermelho em conjunto com uma capa amarela curta e seu icônico raio desenhado no peito.

Para a criação de seu visual, o ator Fred MacMurray foi usado como modelo base, emprestando seus traços para dar vida ao personagem.

Após alcançar certo sucesso com o personagem, a Fawcett Comics sofreu um processo por parte da National Comics (que logo viria a se tornar a DC Comics), que alegava que o “Capitão Marvel” era uma cópia descarada do Superman.

Sendo assim, essa briga judicial durou doze anos, encerrando-se devido a um acordo proposto pela Fawcett Comics em 1953, assim a empresa decidiu não mais publicar quadrinhos, deixando o personagem no esquecimento do público até meados dos anos 70.

Qual a história do Shazam? Era DC Comics

No ano de 1973, a National Comics agora já se chamava DC Comics e adquiriu os direitos do personagem.

Porém, agora a nova revista passava a se chamar Shazam, pois a Marvel já havia registrado a marca Capitão Marvel em 1967.

A DC Comics logo criou um artificio para explicar porque os personagens da revista não haviam envelhecido desde sua ultima publicação.

A saída foi uma substância criada pelo DR. Silvana, o Suspendium, que foi o responsável por deixar toda a Família Marvel e o próprio vilão em animação suspensa durante os últimos 20 anos.

Nesta época admitia-se que Shazam se passava na Terra S, uma dimensão paralela a Terra Um, onde a Liga da Justiça existia de fato.

Billy Batson

Billy Batson era órfão e uma criança muito problemática. Embora já tivesse sido adotado diversas vezes, não parava em nenhuma família, sempre arrumando confusão.

Na escola, o menino também arrumava muita encrenca, nunca parando em nenhuma instituição de ensino.

Embora fosse uma criança com um histórico desses, Billy acabou sendo adotado pela família Vasquez, da Filadélfia.

Chegando em seu novo lar, percebe que a família que o adotou também havia adotado outros jovens.

Porém o jovem Billy já planejava sua próxima fuga.

Quais são os poderes de Shazam?

Ao chegar na escola Billy descobre que seus irmãos são alvo constante de valentões na escola. Imediatamente o menino vai defende-los.

Mesmo indo para diretoria, ele acaba assim ganhando o respeito dos seus irmãos.

Após esses ocorridos, ao entrar no metrô de volta para casa, Billy acaba sendo transportado imediatamente para um local estranho, este local é a Rocha da Eternidade.

Neste local desconhecido vive um mago que há muitos anos busca alguém perfeitamente bom para se tornar o seu campeão.

Analisando a alma do garoto, o mago concluiu que o garoto não era perfeitamente bom. Porém, o menino questionou que alguém assim não existe.

Com este argumento, o mago percebeu que o garoto tinha o potencial necessário para se tornar grandioso.

Assim, analisou novamente o garoto e viu cada boa ação que o jovem já fez, ficando convencido da sua escolha e dando superpoderes para Billy Batson.

Ao pronunciar as palavras Shazam, o garoto é atingido por um raio e se transforma em um adulto com superpoderes, vestido de vermelho e com um raio no peito.

Poderes em Família

Uma dos poderes concedidos pelo mago é de que Shazam pode compartilhar seus poderes momentaneamente com quem julgue necessário.

Sendo assim, em sua primeira luta contra seu grande inimigo Adão Negro, o herói lançou um raio mágico em sua família adotiva.

Leia também: Star Wars – Império Despedaçado

Instantaneamente seus irmãos ganharam superpoderes e juntos, conseguiram derrotar o Adão Negro e os Sete Inimigos Mortais da Humanidade.

Conclusão

Essa foi a origem de Shazam, da forma como é apresentada no Reboot dos Novos 52, onde o herói parou de ser chamado de Capitão Marvel oficialmente.

Shazan é um dos super-heróis mais antigos e em dado momento de sua existência conseguiu ser mais popular que o Superman.

Certamente é um dos heróis com poderes mais originais e uma história incrível, que deve ser conhecida por qualquer um que se diga amante de quadrinhos.

Claudio

Cosplace é um portal de maníacos por Cosplays, Animes, Filmes, Games e Quadrinhos. Com colunas, notícias e novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *