-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.

Insira o seu endereço de email:

Delivered by FeedBurner

O Castelo Animado

O nome original é Hauru no Ugoku Shiro com adaptação  de “Howl’s Moving Castle” nos Estados Unidos, essa animação foi produzida pelo Studio Ghibli no Japão em Junho de 2004 tendo como autor Hayou Miyazaki, mesmo autor de “A Viagem de Chihiro”.

Análise sobre o castelo animado – Review

A história começa com Sophie uma jovem que trabalha na chapelaria da sua família. Quando a jovem decide visitar a sua irmã, acaba conhecendo no meio do caminho o famoso feiticeiro Howl, uma lenda viva no mundo dos magos e que estava sendo perseguido por seres sombrios.

Bruxaria

Então quando Sophie volta para casa acaba sendo apresentada à bruxa da perdição, que a transforma numa velha de noventa anos, tudo porque a bruxa pensou que Sophie possuía algum vínculo com o feiticeiro que mal acaba de conhecer.

Depois disso Sophie decide fugir para encontrar sua cura, e novamente no meio do caminho cruza com Howl e seu majestoso Castelo Animado, onde logo entra como governanta e cuida de tudo e todos, inclusive Calcifer, o aprendiz de feiticeiro.

As cores utilizadas na animação da um ar de contos de fadas, tudo muito vivo e brilhante, mesmo nos momentos mais tristes sempre passa a impressão de que tudo ficará bem no final. Talvez a intenção fosse mostrar a sensibilidade e visão de Sophie do mundo, com mesmo tendo 90 anos arregaçou as mangas e foi atrás do seu futuro e não ficou choramingando.

Trilha sonora castelo animado

A trilha sonora entra dando mais um tom alegre ao cenário criado, composta por Joe Hisaishi, um compositor que, apesar dos seus trabalhos independentes, é reconhecido por seus trabalhos no cinema e filmes publicitários. Em animes, este célebre autor-compositor já deu o seu toque em filmes como “Kaze no Tani no Naushika – Nausicaa”, “Kiki’s Delivery Service”, entre outros.

O enredo é cheio de metáforas abordando a velhice e a guerra. Sophie descobre as vantagens e desvantagens de ser uma pessoa madura e que a idade nunca deve ser uma desculpa pela situação que alguém vive.

O castelo animado personagens

Quando à guerra, é mostrada impregnando cada vez mais a vida dos personagens, alterando seu cotidiano e suas relações com outras pessoas.

É ressaltada no filme a questão da alienação que a guerra gera. Um pequeno exemplo pode ser visualizado através dos magos que entraram na guerra e perderam a sua essência humana nas batalhas, a ponto de esquecer o que eles já foram um dia. O Castelo Animado é um conto de fadas contado de forma diferente e cheio de aspectos inusitados.

Outras informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hauru_no_Ugoku_Shiro

Sophie encanta do começo ao fim, e você sofre, sorri e até mesmo ama o Howl junto com ela. Aconselho que assista vai encontrar muita cultura e entretenimento.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *