Jogo Sonic – Pegue O Seu Controle E Se Prepare

Os jogos do Sonic sempre foram conhecidos por diversos elementoscomo músicas, visual, história e também pelo seu desafio. sonic ouriço pra arrebentar.

Sonic desenho para jogo

Desde o primeiro título no Mega-Drive é possível acompanhar uma dificuldade crescente, ou seja, o jogo começa fácil e vai aumentando o grau de dificuldade conforme o jogador passa as fases.

Esse desafio não ocorria apenas no momento da correria, mas também com um elemento que a Sonic Team fez questão de colocar em diversos jogos a exploração, mas como assim sonic o ouriço?

Com fases tão bem elaboradas e diversos locais para ir, o jogador precisava de um objetivo que o fizesse passar por todas as áreas do jogo de forma intuitiva e este objetivo é a caça de itens. E é aí que entramos com os Red Rings com a função de estabelecer um desafio maior ao jogos. Espalhados pelas fases, o jogador precisa explorar todos os locais possíveis para encontrá-los e ganhar recompensas em troca, um elemento que aumentou o fator replay dos jogos, que é o fator que faz o jogador se manter por mais tempo no jogo.

Desenho do sonic não tem medo de altura

A primeira aparição foi no Sonic Advance 2 (GBA) apesar de bem diferentes em visual eram similares aos anéis normais, só que eram maiores , com uma estrela no meio e asas . Nesse jogo eles serviam de “chave” para o estagio especial. Foram muito criticados pela alta dificuldade, não em pega-los em si, mas pela peculiar regra de ter de pegar todos na mesma tentativa. Se deixou de pegar um , será necessário jogar de novo para pegar o que faltou e novamente os outros seis das tentativa anterior.

A segunda aparição, já com a aparência atual vermelha ( por motivo de gráfico, a cor era diferente no DS) e sem asas, foi em Sonic Colors (Wii e DS) e estavam ligados ao acesso do conteúdo (galeria de arte e música). Dessa vez ao terminar a fase os anéis vermelhos coletados ficavam em definitivo com o jogador. A mesma mecânica se repete em (Sonic Generations (Xbox360, PS3 e PC) . No caso de Sonic 4 : Episódio 2, Sonic Dash e Sonic Jump 2012, o único motivo para coletar os Red Rings é o de obter 100% no desempenho do jogo.

OMG! Um Donut gigante!

Engana-se quem pensa que a exploração começou com a aparição dos Red Rings, na verdade esse tipo de desafio já era bem conhecido na série desde Sonic 1 e 2 do Master System. No caso eram as Esmeraldas do Chaos que estavam escondidas nos estágios e deviam ser coletadas para concluir os jogos com o final bom.

E além dos anéis e esmeraldas também já foram usados:

Chao – Sonic Advance 3: Liberam a chave para a mola da fase especial.

Tokens – Sonic R: Liberam personagens.

Emblemas – Sonic Adventure 1: Conteúdo extra e modos de jogo.

Fire Souls – Sonic and the Secret Rings: Conteúdo extra e modos de jogo².

Além também de Medalhas em:

Sonic Unleashed: Fortalece o personagem e são usadas para entrar nas fases.

Sonic Rush Adventure: Aparecem como missões após o primeiro final e o propósito é apenas o desafio. É o único caso em que há especificamente um tempo limite para pega-las.

Modo multiplayer de Sonic 2

Com a criação da famosa raposa Tails, foi criado primeiro (e melhor) modo multi jogador para série. Os jogadores competiam simultaneamente em tela dividida em 3 zonas do jogo normal (Emerald Hill, Casino Night e Mystic Cave), com dois acts cada e o Estágio Especial.

As fases não eram diferentes das originais do mono player, exceto pela música, dos monitores (que exibiam uma interrogação no lugar do ícone do item até serem estourados) e dois itens exclusivos para a competição. Os jogadores possuem vidas limitadas e se morrem recomeçam do inicio ou do poste estrela. Há possibilidade de game over. Selecionada a zona, ambos devem passar a placa de sinalização e quem o fizer primeiro ganha um dos pontos.

Um, pois para a definição do vencedor eram avaliados:

Pontos: Não só robôs como outros objetos destruídos.

Anéis em posse no final da fase.

Total de anéis coletados na fase: Esse quesito inclui os anéis perdidos. Se um jogador coleta 50, perde todos e coleta mais 50, o total é de 100 anéis.

Tempo: Como já dito, é quem concluiu a fase primeiro e a tela de resultados exibe o tempo. Dois detalhes: O segundo a concluir a fase passa a ter 60 segundos para cruzar a placa. E esse limite pode ser estendido se o primeiro a concluir passar pela placa pela esquerda de novo.

Monitores: Ou quantos itens o jogador pegou. Isso inclui itens normais do jogo e os dois exclusivos; Eggman, que causa dano a que pega; e Teletransporte, que trocava os dois jogadores de lugar. Curiosamente no teletransporte, os escudos e invencibilidades também são trocados. Além disso vida não é de quem abriu o monitor e sim de quem é a face no ícone. Então se Sonic encontra uma vida com a face de Tails, é Tails quem ganha uma vida a mais. E era possível deixar o item de teleporte como único item da competicão.

Vencer o act significa ter ganho mais quesitos que o outro jogador, mas um empate é possível, já que todos os critérios admitem empate. Se em uma zona acaba com dois empates nos acts, ou com vitória de jogadores alternados, o especial stage é usado como desempate.

As regras dos estágios das esmeraldas mudam para quem tem mais anéis no final de cada um dos 3 pontos de checagem, com empate admitido.Como no Story Mode, um dos jogadores fica na frente, o que resulta em vantagem quando os dois estão em “fila”. O outro jogador precisa pular para tomar a dianteira, ou fica em grande desvantagem na disputa.

Passados todas as 4 etapas, os resultados são computados em uma ultima tela de resultados, onde se contabiliza todo desempenho. Ou ocorre um empate definitivo, ou um jogador vence.

Como últimos pontos a considerar, é interessante que fora o teletransporte, não ocorre nenhum outro ataque direto ou indireto entre os jogadores. É algo bem raro, pois até mesmo no Sonic atual aparecem itens para atrapalhar outro jogador.

Finalmente, com o relançamento de Sonic 2 em mídia virtual ou coletâneas, os jogadores quase sempre poderão ter a chance de aproveitar essa excelente disputa , até mesmo com o adição de recursos on line. Quase sempre, pois ainda não dá pra entender o motivo da Sega ter excluído este modo no Sonic Classic Coletion do DS.

Entenda um pouco mais sobre os Ranks e seja um mestre

O sistema de rank, nota em português, surgiu oficialmente em Sonic Adventure 2, embora Sonic Blast de Game Gear tivesse um sistema que pode ser visto como tal. A função é simples: incentivar o jogador a completar a fase, chefe ou missão novamente. Em alguns jogos o jogador obtém prêmios como em Colors de DS uma cutscene especial é liberada caso o jogado atinja o rank “S” após terminar a missão pela primeira vez.

Para compor essa avaliação de desempenho do jogador ,os jogos levam uma série de fatores dependendo do jogo e da fase, mas o principal quesito é o tempo, por compor a maior parte da nota. No caso de Sonic Unleashed (PS2/Wii), por exemplo, o único critério para avaliação era o tempo que o jogador demorava para percorrer a fase, enquanto que Sonic Colors já utilização uma avaliação mais robusta contando com a pontuação que envolve o tempo, número de rings, número de inimigos abatidos e red rings.

Alguém avise o Vector de que crocodilos não voam!

A partir da pontuação final, os jogos apresentam uma reapresentarão gráfica, normalmente por letras:

“X” e “SS” em Sonic Riders apenas ( a ideia óbvia é ser superior a “S”)

“S” (que apareceu em Sonic Rush e é nota mais alta dos jogos da franquia principal) e “A” equivalem a “excelente”.

“B” ,”C” : conceitos médios. (Mas “C” era o mais baixo na franquia Rush.)

“D” e “E”: desempenho ruim O “E” as vezes nem é usado.

Com cada nota recebida o personagem reagia de alguma forma diferente ao final da contagem de pontos, um exemplo bem legal de conferir são as reações que Sonic tem em Sonic Generations para cada Rank diferente:

E desde seu lançamento até Sonic Colors havia uma clara reação de “foi mal” nas notas baixas (Unleashed inclusive distorcia a música nesse caso). Isso foi retirado por que se considerou que o jogo não deveria fazer o jogado se sentir punido.

Além do alfabeto, já foram usadas estrelas em Sonic and the Black Knight, anéis de ouro prata e bronze em Sonic Advance 3) e ícones em Sonic Blast para simbolizar o desempenho do jogador.

Texto originalmente foi criado e postado no soniclub que infelizmente não existe mais. Todos os direitos reservados. Sonic e elementos relacionados são propriedades da Sega.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *