Games Filmes Animes

Crossplay e Gender Bender Cosplay: brincam com identidade e gênero

Crossplay e Gender Bender: costumes que brincam com identidade e gêneros sexuais. Entenda quais são e como são elaborados | O Guia Definitivo do Mundo Cosplay.

Cosplay gender bender identidade gênero e diversidade

Já falamos aqui em nosso portal sobre a escolha da atriz principal em The Rocky Horror Picture Show e sobre a confusão entre alguns blogueiros sobre identidades de gênero, demonstrando o quão o travestismo, transsexualidade e transgêneros ainda são, infelizmente, pouco compreendidos dentro de nossa sociedade. Já explicamos anteriormente nessa série de artigos que Cosplay é a arte de se transformar em um personagem utilizando de maquiagem, interpretação, vestuário e demais técnicas exigidas pelo alter ego do artista ou do personagem que está interpretando.

cosplay gender bender
Gender bender cosplay

Mas você sabe o que é Crossplay e Gender Bender? Crossplay, Gender Bender e sexualidade

Existem dois grupos principais que brincam com essas transformações e nesse artigo vamos explorar e apresentar suas principais características e diferenças, são eles: o Gender Bender e o Crossplay. Porém, antes de iniciarmos as definições devemos ter uma coisa em mente: cosplay não esta relacionado a orientação sexual ou identidade de gênero. O cosplay é uma manifestação do alter ego do artista, podendo esse assumir diversas formas ou características, aderindo a personalidade do personagem e, em vários casos, juntando-se a personalidade do cosplayer.

Ou seja, uma garota poderá fazer cosplay de um personagem masculino e interpreta-lo utilizando da personalidade original do personagem e isto não implica em sua orientação sexual (homossexual, heterossexual, bissexual ou etc) ou sua identidade de gênero.

Devemos ainda ressaltar que identidade de gênero não é binário (somente feminino ou masculino) tão quão menos orientações sexuais serem resumidas somente entre homos, heteros e bis. Seres Humanos não conseguem ser rotulados em pequenas caixinhas e não é possível separar todas as pessoas somente em feminino ou masculino, porém, a intenção desse artigo não é adentrar as possibilidades de identidade e/ou expressão de gênero, mas sim de como o mundo cosplay está voltado a eles no Crossplay e Gender Bender. A internet está cheia desses artigos para todos poderem se informar mais, porém vamos trazer uma imagem de resumo:

O “biscoito sexual” e os extremos de cada representação. Lembrando que existe uma infinidade de possibilidades e escalas entre e fora essas representações.

O que é Crossplay?

Crossplay é um estilo de cosplay onde uma pessoa de identidade de gênero sexual (masculino ou feminino) faz um cosplay do sexo oposto em seu estilo original. No desenvolvimento do trabalho, o artista mantém os traços originais do personagem e assume a persona do sexo oposto, a interpretação geralmente não corresponde a sua identidade de gênero, conhecidos popularmente como MtF e FtM.

FtM (Female-to-male) e MtF (Male-to-female) – Cosplay anime feminino

Devido a uma variedade de fatores sociais e culturais, na maioria dos países, crossplayers Female-to-male (mulheres fantasiadas de personagens masculinos, conhecido também pela sigla “FtM”) são muito mais comuns que os Male-to-female (homens fantasiados de personagens femininos, conhecido também pela sigla “MtF”) que são mais comuns no ocidente que no Japão.

Crossplay é um estilo de cosplay onde o sexo original do personagem é mantido, sendo que ele não corresponderá ao sexo do cosplayer e/ou a sua identidade de gênero.

Devido a dogmas sociais o MtF ainda é muito menos popular que é o FtM, mesmo que nos últimos anos nas convenções de animes e comics (maníacos por comics) têm-se visto um aumento na quantidade de crossplayers MtF que colocam uma quantidade formidável de preparação e esforço nas suas personas femininas.

Infelizmente, para a maioria dos homens, vestir-se com roupas de mulher não é algo considerado fácil ou animador fazendo com que, por vezes, eles optem pela abordagem de humor irônico do que mantendo a fidelidade ao personagem como na maioria dos casos das FtM.

O que é Gender Bender? Cosplay feminino anime

Originalmente, um Gender Bender (ou Genderbender) é uma pessoa que assume papéis de gêneros esperados. O Gender Bender é, em algumas vezes, aderido como forma de ativismo social empreendidas em resposta a suposições sobre generalizações sobre os gêneros ou transfobia. O termo genderbending também foi usado politicamente, decorrente dos movimentos políticos de identidade dos anos 1950 e 1960.

E no mundo Cosplay, nosso principal foco nesse artigo, o Gender Bender é um estilo de cosplay onde o artista representa através de costumes e interpretação de seu personagem em uma versão do sexo oposto.

Ou seja, personagens que são originalmente femininos possuem uma releitura para a versão masculina e vice-versa. Enquanto o Crossplay assume completamente a sexualidade de seu personagem, o Gender Bender cosplay mantém suas principais características (físicas e/ou psicológicas) porém a altera para o sexo oposto.

Gender Bender Cosplay é um estilo de cosplay onde o sexo original do personagem é alterado de feminino para masculino ou do masculino para o feminino e isso não necessariamente corresponde ao mesmo sexo/ identidade de gênero do cosplayer.

Ou seja, mesmo possuindo definições ainda confusas para algumas pessoas, o Gender Bender Cosplay e o Crossplay possuem diferenças fundamentais em sua elaboração e, muitas vezes, até mesmo em sua interpretação.


Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *