Cosplay do dia: Dandi LePirate (Hela)
Dandi escolheu como frase do dia: “Antes de eu terminar com você Thor, você virá rastejando até mim, pedindo abraço final da morte ! E Hela será então vingada!”
Daniele, tem 30 anos, é de São Paulo, Capital, cosplayer a 13 anos, hoje nos apresenta o seu cosplay de Hela, vilã dos quadrinhos de Thor da Marvel.
Qual sua relação com o cosplay e a obra a que ele pertence?
Sou leitora de quadrinhos a muitos anos e curto tanto os heróis como os vilões, mas só tinha feito uma vilã antes (a Karla Sofen <3) e queria fazer algo novo para o grupo. Avaliando minhas leituras, a única vilã que tinha uma proximidade maior (que não fosse dos X-Men) era a Hela, pois atendia tanto aos arcos da Valkiria quanto da Danielle Moonstar, duas personagens que amo (e fiz cosplay também).
Hela sempre teve aquela atração mística, ela é uma vilã muito grandiosa e ao mesmo tempo não é vilã, pois somente atende sua natureza, sua função no universo, que é….. ser a morte!
“… completei um cosplay que ainda que não considero 100%, achei excelente! Ao definirmos um grupo de vilões da Marvel, me deparei com a interessante ideia de encarnar a glamourosa, lindíssima e poderosa deusa! Sempre me encanto ao vê-la aparecer em qualquer história, pelo seu ar de superioridade e graça, e como fã da senhorita Moonstar, era impossível não me conquistar pela senhora de Hel!
Ah, e não foi só a personagem que fez esse cosplay importante, mas o fato de que ele foi feito totalmente por mim!!!! Sim, ajustei todo o macacão, construí tudo, e me senti realizada por chegar à esse resultado. Ainda tem o que melhorar, mas poxa….. olha só o que saiu!”
Como surgiu a ideia de realizar o cosplay deste personagem?
A ideia de fazer a Hela veio de uma proposta de grupo cosplay que fizemos em 2013, onde queríamos reunir um grupo de vilões da Marvel.
Como foi a elaboração do cosplay?
“Na hora tive um pouco de pavor de começar o projeto, por que ela tem aquela roupa complexa e um design absurdo que somente o Kirby era mestre em fazer! Já tinha encarado o desafio antes de viver a Barda, mas a Hela era um outro nível para mim, já que sabia que não ia conseguir que uma costureira replicasse os desenhos estilizados de um esqueleto na sua roupa, e aqueles chifres incríveis dela…. portanto teria que ser somente eu a fazer o projeto.”
A medida que eu cortava os moldes e colava o tecido no macacão, eu fui ganhando um carinho maior pela peça. Comecei pelos Chifres, deixei eles muito leves e montáveis e me preocupei que eles não machucassem ninguém (as pontas são maleáveis), depois fui colando o tecido verde no preto, por fim terminei costurando e colando a capa na ombreira. Pra ser sincera, não gostei nem da metade do resultado frente ao que eu imaginava, mas a metade que gostei, eu amei loucamente!
Colocar a roupa foi outro caso especial… Encarar a Hela é quase ser possuída por sua austeridade, seu poder incrível.
Como é a interpretação deste cosplay?
“Ela é linda, poderosa, uma deusa da morte literalmente, e consegue manter aquela pode elegante na maioria das vezes, o que traz muita confiança em encarná-la. Ela anda como se o mundo girasse em torno dela, e sabe que por onde passa as pessoas a temem, pois ninguém quer encontrá-la tão cedo e isso é incrível de tentar interpretar.”
Andar com segurança e cabeça erguida, deixar a capa esvoaçar por onde passa até ajuda você a esquecer que está carregando aquele galho enorme na cabeça (kkkkk). Só é difícil em evento cheios, por isso preciso escolher bem os eventos que pretendo usar ela, pois não podem nunca ser apertados!
Quais foram os principais eventos e situações passadas com este cosplay?
Outra curiosidade de usar a Hela, é que ela precisa ser usada especialmente em eventos voltados a quadrinhos, pois quase ninguém a conhece! (como quase todos meus cosplays aliás). No entanto, os poucos que a conhecem quase sempre exclamam de surpresa e alegria ao me ver nos eventos… é aquele momento especial que você reconhece um fã, pois é o tipo de personagem que dificilmente se espera ver por aí….
E nessa exclamação e surpresa, tive a felicidade de ser chamada por vários artistas que desenham tanto para Marvel como DC para tirar fotos. É uma das estranhas alegrias de fazer cosplay, ver seus ídolos te chamarem para tirar foto, e não o contrário! (kkkk)
No final, quando já estava com as fotos publicadas, ainda tive mais uma surpresa ao ver a própria Marvel publicar meu cosplay em sua página! Foi a terceira vez que a Marvel reconhecia meu trabalho publicando ele e curiosamente a minha segunda vilã que eles apresentavam ao mundo (olha a responsa!).
Considerações Finais:
Escolhi particularmente mostrar a Hela pra vocês, pois esse ano tive a IMENSA felicidade de ver que ela estará no próximo filme do Thor (HEL YEAH!) e será interpretada pela diva da Cate Blanchett, quase tive um infarte com a notícia!
Curiosamente, já tinha decidido no início do ano refazer ela, pra alcançar aqueles 50% que faltavam sabe?
Talvez eu faça algo novo, mais original, mas com todas as características dessa minha diva e quem sabe na próxima vez que usar ela, saberão que personagem é finalmente. (rs)
Acompanhe o trabalho de Dandi através de sua Página no Facebook.