Capitão América – Qual a verdadeira história?

A verdadeira história do Capitão América é algo que muitas pessoas que o acompanham não conhecem de verdade, especialmente pra quem só acompanhou os filmes.

Capitão América desenho antigo

O herói, foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, tendo sua primeira aparição em Captain América Comics #1, de Março de 1941, na época em que a Marvel Comics ainda era a Timely Comics.

Também conhecido como Steve Rogers, o capitão foi criado para lutar contra as potências do eixo, em histórias que fizeram bastante sucesso durante a guerra, especialmente por seu espírito patriota de agir.

Confira abaixo a verdadeira história do Capitão América, com todos os detalhes importantes para você ficar por dentro da origem do herói.

Quais são os poderes do Capitão América? A verdadeira história do Capitão América

O Capitão América tem seus trajes sempre baseados nas cores da bandeira dos Estados Unidos, mostrando suas origens patrióticas.

Capitão América escudo

Seu principal equipamento é um escudo, feito de uma liga especial originada de uma combinação única entre os dois metais mais poderosos do universo: O Adamantium e o Vibranium.

O Capitão América começou a sua história heroica enquanto era ainda conhecido somente como o agaroto franzino chamado de Steve Rogers.

Após ser a cobaia de um soro experimental que transforma pessoas normais em super soldados, Rogers passou a agir sob a identidade de Capitão América, como forma de ajudar os Estados Unidos contra as potências do Eixo.

origem capita america
A Verdadeira Origem Do Capitão América

Lutou bravamente durante toda a guerra e, quase no fim dela, ficou aprisionado no gelo sob animação suspensa, sendo reanimado somente nos dias atuais.

A Era de Ouro dos Quadrinhos

Em sua primeira edição, o Capitão América possuía um escudo na forma meio que triangular, porém, para não ser confundido com um outro herói da época, o The Shield, teve que mudar o formato do seu escudo logo na segunda edição.

Stan Lee também deu sua colaboração no personagem, introduzindo alguns conceitos conhecidos até hoje, como o fato do escudo do capitão também ser arremessado pelo herói, se tornando uma arma.

Em 1941, Simon e Kirby foram para a DC, logo, as publicações do herói ficaram por conta de Al Avison e Syd Shores.

Após a Segunda Guerra Mundial, a venda de quadrinhos caiu drasticamente, mesmo com diversos esforços para renovar o personagem.

Em 1953, a editora, que agora se chama Atlas Comics, que tentou firmemente reviver o personagem, que agora lutava contra os comunistas, porém, as vendas dessa fase foram simplesmente um fracasso.

A Era de Prata dos Quadrinhos

Em novembro de 1963, houve uma história do Tocha Humana chamada de “Captain América”, publicada em Stranger Tales #114.

Nesta HQ de 18 páginas, Johnny Storm apresenta o Capitão América com um antigo herói da Segunda Guerra Mundial.

Porém, no final da história, este revela-se ser um impostor, sendo de verdade o vilão Acrobata, derrotado pelo Tocha Humana em Stranger Tales #106.

Stan Lee disse que este arco foi somente para ver a reação das pessoas com uma possível volta do Capitão América, segundo a lenda dos quadrinhos, a reação foi extremamente positiva.

Conheça a história: Demolidor – Quais são os poderes?

Após a recepção positiva do público, o Capitão América foi reinserido no mundo dos quadrinhos em Avengers #4 em março de 1964.

Nesta nova história temos uma versão bem parecida com o que vimos nos filmes, com o Capitão América sendo encontrado no gelo e tendo que se adaptar à sociedade dos anos 60.

Logo Rogers virou também o líder dessa equipe de novos heróis.

A origem e vida do Capitão América

Steve Rogers nasceu em 4 de julho de 1920, seus pais Sarah e Joseph Rogers eram um casal de imigrantes irlandeses muito pobres.

Rogers era um jovem com uma saúde muito delicada, sendo praticamente impossível de passar em qualquer teste de aptidão física.

Porém, ele nunca desistiu e faria qualquer coisa para poder ajudar o seu país.

Esse “qualquer coisa” com certeza não era brincadeira.

O jovem aceitou participar de um programa experimental para a criação de soldados que elevariam a capacidade do ser humano ao máximo.

O criador deste soro especial foi Abraham Erskine, que logo foi brutalmente assassinado por um agente duplo nazista chamado Heinz Kruger.

A morte do cientista levou a fórmula do super soldado para o túmulo, tornando o Capitão América o único a participar do programa.

Conclusão

O Capitão América é um dos maiores heróis da Terra e, teve sua história e origem muito complicada. Porém, sempre foi um ser humano patriota e defensor dos direitos humanos.

Após entrar para os Vingadores, se tornou o líder da equipe, inspirando confiança e lealdade aos demais membros.

O Capitão América fez muito sucesso no passado, principalmente durante a Guerra, porém, achou seu espaço nos dias atuais.

No cinema o herói é vivido por Chris Evans, que dá vida ao herói e popularizou as histórias do Capitão a nível mundial.

E você? Já conhecia a história do Capitão América?

Deixe um comentário