O Adamantium existe de verdade?
O Adamantium existe ou é apenas um produto de ficção da Marvel Comics?
Qual é o metal mais forte do mundo?
O Adamantium é uma liga metálica que infelizmente não existe, sendo uma liga metálica ficcional.
Porém, a criação do conceito do Adamantium vem de algumas bases cientificas reais, adaptados logicamente para construir o contexto das histórias em quadrinhos.
Significado do Adamantium
A palavra Adamantium tem basicamente duas origens teóricas que são fortemente defendidas pelos fãs.
A primeira teoria é de que a palavra se trata de um neologismo pseudolatino do substantivo e adjetivo inglês Adamant, que significa inflexível.
Já o sufixo neolatino ium é normalmente aplicado aos metais.
Sendo assim, basicamente a palavra Adamantium se remete a um Metal Inflexível, que não se dobra com facilidade, se referindo é claro à resistência que essa liga metálica proporciona.
Outra hipótese defendida pela comunidade é de a junção do vocábulo latino Adamas (que significa diamante), com o sufixo ium.
Esta teoria basicamente remete o Adamantium à um Metal Diamantino, indicando resistência elevada ou até mesmo a presença de diamante em sua composição, juntamente com outros metais fictícios ou não em sua composição.
Além disso, em algumas histórias dos XMEN, o Adamantium é referido como um metal Adamantino, que é um material mitológico, que pode ter sido usado como inspiração intelectual para a criação da liga fictícia.
História do Adamantium
O Adamantium, liga metálica derivada de diversos outros metais teoricamente indestrutíveis, foi criado pelo metalurgista americano Dr. Myron Perote, que foi o mesmo cara que criou o escudo do Capitão América.
Este que foi o único caso em que o Adamantium e o Vibranium deram certo em uma só liga, pois normalmente estes dois metais se anulam, tornando o resultado extremamente frágil.
Após milhares de tentativas, Dr. Myron Perote achou a composição certa de cada metal, criando este equipamento único no universo.
Qual o material que o Wolverine é feito?
O metal apareceu pela primeira vez nos quadrinhos do Wolverine, sendo virtualmente inquebrável, mesmo que alguns seres de força ilimitada – Como Hulk, Thor – já tenha quebrado alguns equipamentos feitos da liga.
Principais aplicações do Adamantium no Universo Marvel
O Adamantium já foi utilizado diversas vezes nas histórias da Marvel, tendo diversas aplicações de acordo com o caso.
O uso mais clássico é no personagem Wolverine, que tem seus ossos e garras feitos de Adamantium.
Assim como Logan, Lady Letal e X-23 também possui seus ossos e garras feitas da liga metálica.
Outro exemplo clássico é do escudo do Capitão América, que é basicamente a união entre o Adamantium e o Vibranium, duas ligas extremamente resistentes e que possui uma certa aversão uma com a outra.
Leia também: Batman – As melhores HQs
Dente de Sabre também possui suas garras revestidas de Adamantium.
O vilão Ultron e boa parte de seus clones também são feitos do metal, o tornando um dos maiores inimigos dos vingadores.
As espadas do Deadpool também são feitas principalmente de Adamantium.
Conclusão
Mesmo sendo uma liga metálica fictícia, composta de outros metais também fictícios, o metal é bastante utilizado no Universo Marvel. Sendo basicamente significado de resistência e indestrutibilidade.
O Adamantium existe infelizmente somente nas mentes criativas da Marvel Comics, infelizmente é claro, pois metal de tamanha resistência seria capaz de criar muitas coisas a favor da humanidade.
Logicamente se caísse nas mãos eradas também, seria um perigo para toda a vida na Terra.
O que resta é somente acompanhar as histórias em quadrinhos e sonhar com o dia em que o homem irá criar algo tão incrível quanto uma liga de Adamantium.