Resenha: “Batman: A Piada Mortal”

A DC Comics é conhecida por suas historias icônicas, uma grande quantia delas você poderá encontrar no universo do Cavalheiro das Trevas. Uma das historias mais amadas pelos fãs do Batman, é a HQ que colocou toda a insanidade do Coringa em um nível completamente diferente do que conhecíamos até aquela época.

Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal), foi uma história escrita por Allan Moore (“Watchman”, “V de Vingança”) com arte de Brian Bolland, publicada em Março de 1998.

A historia começa com Batman pensando sobre todos os seus confrontos com O Coringa, pensando se realmente há algum motivo para o confronto entre duas pessoas que não se conhecem, frequentemente tentarem matar um ao outro. Com o intuito de dialogar com seu inimigo de longa data, o Cavalheiro das Trevas vai ao Asilo Arkham. Ao interrogá-lo, acaba descobrindo que o Coringa colocou um sósia em seu lugar e fugiu do sanatório mais uma vez. Fora da prisão ele começa a arquitetar um plano, procurando mostrar a todos a sua insanidade. Aparecem flashbacks de sua historia nesse tempo, onde foi dito que ele era um comandante malsucedido, que se encontrava a beira da insanidade e loucura, sendo que “bastava apenas um empurrãozinho para jogá-lo lá, bastava apenas um dia ruim“.

Piada032

E assim ele começa a realizar o plano. Seu primeiro ato foi ir até a casa do Comissário Gordon e atirar em sua filha, Barbara Gordon, conhecida como Batgirl e posteriormente como Oráculo, deixando a mesma paralítica. Ainda é implicado que o Coringa a tenha estuprado e tirado fotos apenas para mostrá-las ao Comissário, sendo que tudo isso foi feito apenas para provocá-lo ao ponto de enlouquecê-lo.

Piada013

O Segundo ato foi levar o Comissário até um circo, fazê-lo passar por várias situações terríveis, para no final revelar o motivo de ter feito tudo isso : Provar que é preciso apenas um dia ruim para fazer o mais são dos homens se tornar o mais louco. Após mais alguns atos de tortura com o Comissário, Batman chega e o resgata, começando assim uma busca pelo Coringa, levando a um confronto entre os dois, com final impactante e muito criativo.

Piada020

Essa HQ é uma recomendação automática para qualquer fã de comics, seja você um Fã da Marvel ou da DC, nela podemos ver com maestria toda a insanidade do Coringa e toda a dúvida do Batman sobre os motivos dos confrontos entre os dois, qual a força que impulsiona duas pessoas que mal se conhecem a tentar matar, frequentemente, um ao outro e se eles realmente eram inimigos. Um clássico absoluto do Cavalheiro das Trevas e do mundo conturbado de Gotham.

Em 11 de Julho de 2015, foi confirmado pela DC que uma adaptação animada de A Piada Mortal está sendo produzida. Sua estreia é esperada para 2016.

você pode gostar também Mais do autor