“Quero fazer cosplay, mas tenho medo do que as pessoas vão falar de mim”

Hoje recebemos uma mensagem de amor na nossa caixa de entrada da nossa leitora Gabriela (aliás, saibam que vocês sempre podem entrar em contato com a gente no Fale Conosco) sobre um assunto que já vinha pensando em escrever a algum tempo

Olá pessoal da Cosplace,

Conheci o site de vocês e estou apaixonada pelo conteúdo! Eu sempre quis fazer cosplay, mas sempre tenho medo de não dar certo e falhar e principalmente das pessoas falarem mal de mim… o que vocês acham que eu tenho que fazer?

Beijinhos

(Gabriela Dias Miranda)

Gabriela, primeiro saiba que você não está sozinha. Já vi muita gente falar isso, principalmente em grupos do Facebook de cosplay ou do mundo geek e/ou otaku, e as vezes colocam algumas fotos e recebem uma chuva de hate até de outros cosplayers com frases extremamente desmotivadoras.

quero fazer cosplay

Quando começar tente fazer um personagem que você goste e que não tenha muitos detalhes (a não ser que você vá pagar um cosmaker ou comprar seu cosplay pronto), assim você se sentirá mais a vontade e terá menos trabalhos. Não vá com muita sede ao pote, dê um passo de cada vez, comece com cosplays mais simples e depois vá aperfeiçoando seu trabalho. Lembre-se: a prática leva a perfeição.

Não tenha medo de falhar. Terão momentos que você não saberá como fazer aquela peça, terão momentos que você vai se sentir desesperada porque está chegando o dia do evento que quer usar esse cosplay… mas sempre tenha em mente os resultados finais e continue sempre motivada! Quando eu era criança meus pais sempre costumavam falar “você já tem um não, chegou a hora de tentar um sim”, ou seja, você nunca saberá enquanto não tentar.

“Tenho medo que as pessoas vão falar de mim”

Em relação as demais pessoas… infelizmente não podemo falar que o mundo é cor de rosa. Mas como sempre costumamos ouvir, não podemos agradar todo mundo, e isso é uma coisa que você terá que aprender não apenas sendo cosplayer, mas dentro de toda a sociedade. Sempre buscamos pela aprovação de algo ou alguém. Então lembre-se que a única pessoa que você deverá sempre agradar é você mesma, porque só essa pessoa definirá se está bem consigo, não tente agradar a todos porque eles nunca estarão satisfeitos com o que você faz e nem com o que você é.

Pessoas vão te julgar.

Pessoas vão te olhar torto na rua quando estiver de cosplay.

Pessoas vão falar que você não tem o “corpo para isso” ou a “cor certa para o cosplay”.

Pessoas vão colocar o dedo na sua cara e rir de você.

Pessoas vão te xingar por estar de cosplay.

quero fazer cosplay
https://www.facebook.com/portalcosplace

O ser humano por natureza precisa liberar esse ódio, esse ódio sem sentido apenas para inferiorizar outras pessoas para ela poder se sentir superior. Isso é uma realidade que temos que reconhecer e que temos que lutar contra, assim como qualquer outra pessoa que “nade como a maré” tem que fazer para ter o direito de ser ela mesma e fazer o que quiser. É uma realidade absurda que enfrentamos no nosso cotidiano.

Saiba que você vai precisar se defender diversas vezes, tanto de pessoas que não fazem cosplay como de outros cosplayers. Mas no fim valerá a pena, ao mesmo tempo que pessoas vão começar a te criticar sem motivos, você também irá conhecer pessoas maravilhosas através do cosplay!

Pessoas que irão de apoiar, que irão te dar suporte para sempre prosseguir e melhorar, pessoas que vão rir com você e não de você, pessoas que vão te ajudar o seu próximo cosplay, pessoas que vão andar com uma fita adesiva do seu lado caso dê algum problema no dia do evento, pessoas que vão te elogiar e te ajudar se sentir bem.

Essas pessoas e o seu sentimento por estar fazendo algo que realmente gosta é o que continuará a se manter motivado e a lidar melhor com os olhares tortos na rua. E quando nada der certo, lembre-se: nós estamos aqui para te ouvir e te ajudar, sempre e sempre. #AmorCosplay

você pode gostar também Mais do autor