Falhas nas conversões de games: Descuido ou falta de tempo?

A criação do Xbox One e do Playstation 4 trouxeram uma grande revolução ao mundo dos videogames, criando um novo leque de possibilidades onde as produtoras podem aproveitar de novos recursos, melhorias gráficas, melhorias no gameplay, recursos de interação com o videogame, dentre muitas outras coisas. Desde a criação desses videogames, o mercado de games se tornou focado em trazer bons títulos para essas plataformas, recebendo ótimos exclusivos como: Infamous Second Son para o Playstation 4 e Halo 5 : Guardians para o Xbox One.

Eu poderia passar o dia todo citando os bons games da nova geração, seja títulos multi-plataforma ou exclusivos, mas esse não e o que eu pretendo trazer para essa postagem. Pergunto a vocês, queridos leitores da Cosplace, o que acontece com as recentes conversões dos games? Qual o motivo de tantas falhas nas conversões dos games atuais?

Middle-Earth : Shadow Of Mordor © Warner Bros.
Middle-Earth : Shadow Of Mordor © Warner Bros.

Middle-Earth : Shadow Of Mordor é um game distribuído pela Warner Bros. Interactive Entertainment, que teve seu lançamento em 30 de Setembro de 2014. Sendo ele um game que passa no mundo do “Senhor dos Anéis”. O game na nova geração (Xbox One e Playstation 4) contem ótimos gráficos, uma historia muito bem cuidada e diversas horas de diversão.

Isso na nova geração, já na antiga…

Na geração antiga (Xbox 360 e Playstation 3) o game veio cheio de falhas: problemas de renderização gráfica, lentidão, falhas no gameplay, travamentos e bugs que rapidamente fazem a pessoa desistir de jogar até o fim. Mordor não deixou de ser bom por isso, mas perdeu uma quantidade de brilho considerável por culpa desses diversos problemas.

Após Mordor houve um caso com grande notoriedade pela mídia, ele aconteceu no lançamento de Batman: Arkham Knight, game que encerraria a serie de games do Homem-Morcego.

Batman: Arkham Knight © Warner Bros.
Batman: Arkham Knight © Warner Bros.

Batman: Arkham Knight é mais um game da já aclamada Warner Bros. Interactive Entertainment, a mesma empresa que criou “Injustice: Gods Among Us” e outros diversos games aclamados da principalmente da serie “Arkham”, trazendo consigo criticas excelentes e diversas inovações técnicas. Arkham Knight foi lançado para Xbox One , Playstation 4 e também para PC em 23 de Junho de 2015.

Desde seu lançamento “Arkham Night” foi recebido muito bem nos consoles de mesa, com excelentes criticas, citando o excelente gráfico, a jogabilidade fluida, a ótima historia e dublagem.

Já no PC o game veio com diversas falhas, sendo sua principal a má otimização…

Mesmo com os computadores com as melhores especificações o game não conseguia ficar acima de 30 quadros por segundo, sendo que o ideal para games é rodar em 60 quadros por segundo. Também podia se perceber a demora para a renderização do cenário e os diversos problemas de jogabilidade, onde facilmente poderíamos ver o Homem-Morcego entrando dentro do cenário, ver sua capa criando “vida”, se movendo sem menor sentido, dentre vários bugs.

Diferentemente de todos os outros citados aqui, a Warner se comprometeu em concertar todas as falhas do game, tendo a iniciativa de re-embolsar todos os compradores da versão de “PC” e tirando o game das lojas virtuais, prometendo apenas disponibiliza-lo novamente quando fosse completamente concertado.

Após os dois casos acima, diversos gamers começaram a pensar que poderia acontecer à qualquer momento um novo caso de má-otimização no futuro, fazendo muitos jogadores ficarem céticos com os próximos lançamentos das empresas. Mas, infelizmente, nada poderia nos preparar para o que viria pela frente.

Tony Hawk's Pro Skater 5 © Activision
Tony Hawk’s Pro Skater 5 © Activision

A serie de games Tony Hawk teve uma grande participação na minha vida, não tenho como contar quanto tempo passei jogando, seja com amigos ou sozinho. Com uma trilha sonora marcante e a jogabilidade fluida a serie de games do skatista mais famoso do mundo teve seus autos e baixos, mas não deixa de ser uma serie que esperamos bons games. Me recordo de um dia acordar e ver a noticia de que um novo Tony Hawk estava em produção, minha primeira reação foi euforia completa, já que a pouco tempo tinha sido lançado Tony Hawk’s Pro Skater HD, que não era um game “novo”, mas estava muito bem cuidado. Poderíamos esperar o mesmo da continuação da saga, não é?

A decepção no dia do lançamento foi tremenda…

Tony Hawk’s Pro Skater 5 é um game criado pela Activision, sendo comercializado para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One. Mas mesmo que minhas expectativas para ele fossem altas, simplesmente parecia incompleto, não existe outro comentário para se dizer sobre esse game.

No momento que testei o jogo me veio uma grande sensação de decepção e de ser enganado, o game estava com uma física péssima, um gráfico cheio de serrilhados, renderização terrível, estava uma completa bagunça. Ele simplesmente não parecia pronto.

Um tempo após o lançamento uma atualização foi criada para o game, sendo que a atualização pesava mais que ele em si, mesmo assim o game continuava feio, mal cuidado e impossível de se jogar desde o lançamento. Mesmo sendo um grande fan da serie Tony Hawk’s, eu não recomendo “Pro Skater 5 “para ninguém, nem que seja apenas para saber se está “tão ruim assim”. Por que ele realmente está.

Esses três citados acima são os casos mais recentes que ficaram conhecidos, mas se eu dissesse que recentemente também houve mais um caso de descuido das empresas?

WWE 2k 2016 © 2k Sports
WWE 2k 2016 © 2k Sports

WWE 2k16 é um game de Wrestling (conhecido no Brasil como Luta-Livre) produzido pela 2k Sports, lançado em 27 de Outubro de 2015 para Xbox One, Xbox 360, Playstation 4 e Playstation 3. Sendo que na nova geração o game contém um belíssimo gráfico, com diversas mudanças na jogabilidade, balanceamentos, novo sistema de defesa e muitas outras coisa.

Já na antiga geração a historia é… diferente…

Todas as mudanças que foram ditas acima devem ser ignoradas se você comprou para a versão da antiga geração, pois o sistema e o mesmo do WWE 2k15, game criado em 2014. No caso o sistema é o mesmo do WWE 2k15 também, apenas houveram polidas gráficas e pequenas reformulações desde a transição do game da THQ para a 2k.

Se o game ser igual ao lançado no ano passado não é o bastante, também devo citar que todos os novos golpes, ataques, cortes de câmera e entradas então mais feios que o game do ano passado?

Quando liguei o game em meu videogame eu achei que tinha algum problema, e realmente tem, a falta de cuidado com a geração “antiga” dos videogames.

Existem diversos exemplos que ainda podem citados como Rambo The Videogame mas estes 4 definitivamente são o suficiente para mostrar esse descuido com a antiga geração de games nos novos lançamentos.

O tempo do Xbox 360 e do Playstation 3 parece chegar ao seu fim, não apenas por seu limite de recursos ou falta de títulos chamativos, mas também com o descaso das empresas com seus games, onde em vez de fazer mudanças ou prolongar o tempo para o lançamento, eles preferem criar o game sem cuidado algum, focando-se apenas na nova geração.

E vocês o que acham? A salvação para os games que são lançados para a antiga geração?

você pode gostar também Mais do autor