Enio Mezzomo o primeiro king a ocupar o Hall da Fama com seu cosplay de Harry Potter, vencedor do Hall da Fama #3

Enio Carlos Mezzomo Junior, tem 21 anos e é de Curitiba, Paraná, mas devido a faculdade mora em Pelotas, Rio Grande do Sul. Ele estuda Medicina na Universidade Católica de Pelotas. Seu cosplay é do personagem Harry Potter da série de filme baseada na série de livros da escritora britânica J.K. Rowling, com a roupa baseada no uniforme de quadribol do sexto filme: Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince).

Cosplay de Harry Potter | Enio Mezzomo
Cosplay de Harry Potter | Enio Mezzomo

Qual sua relação com o cosplay e a obra a que ele pertence?

Acredito que como todos da minha idade (21 anos), perdidos nas entrelinhas e metáforas minuciosamente escritas pela J.K, crescemos juntos com os personagens. Passamos pelas mesmas angústias e motivações, incertezas e alegrias, felicidades e medos. Nenhuma outra obra marcou tanto a minha vida como Harry Potter, e nada como começar neste mundo de cosplay com uma singela homenagem a esta fantástica autora.

Como surgiu a ideia de realizar o cosplay deste personagem?

Como fã, sempre que assisto Harry Potter (e sim, são várias maratonas ao ano) gosto de analisar inclusive os gráficos e as mudanças que acontecem nas gravações por conta do avanço da tecnologia. Uma das cenas que isso mais acontece é a partida de quadribol, e como os uniformes evoluíram também! Confesso que estava pensando em fazer outra roupa (sem spoiler, cena para os próximos capítulos), mas como precisaria dos acessórios do quadribol, resolvi fazer esta.

Como foi a elaboração do cosplay?

Foi looooooonga e difícil. Eram vários tecidos, comparando com o original foi difícil de encontrar tudo o que precisava. A vassoura foi o pior, por ser uma cidade mais do interior do estado, nenhum marceneiro queria fazer a vassoura, o que ia descaracterizar o personagem (pelo menos o que eu tinha em mente). Depois de uns dois meses consegui alguém que fez pra mim, lá de Curitiba. A vassoura estava linda, do jeito que eu tinha imaginado. A cosmaker embalou, colocou o adesivo de frágil e despachou por avião. Quando abri, me deparo com a vassoura quebrada ao meio. Depois de mais uns dois meses uma amiga aqui de Pelotas conseguiu fazer uma. Depois veio a saga “em busca do brasão perdido”. Tentei de todas as formas encontrar um brasão que fosse verídico quanto ao usado no uniforme do Harry, comprei 3 brasões pela internet e nenhum é igual, falando nisso, se alguém encontrar, me avisa haha!

Cosplay de Harry Potter | Enio Mezzomo | Guilherme P | Cosplay RS
Cosplay de Harry Potter | Enio Mezzomo | Guilherme P | Cosplay RS

Há quanto tempo este cosplay foi feito e a quanto tempo você o usa?

O cosplay é muito novo, faz mais ou menos um mês que estou com ele. Até agora tirei algumas fotos na praia e logo na outra semana usei no evento Animebomb aqui em Pelotas. Estou ansioso para usar no animeXtreme em Porto Alegre!

Como é a interpretação deste cosplay?

Sempre digo que é o poder da capa que faz o personagem. Nunca imaginei me sentir, de certa forma “poderoso”, vestindo este cosplay. Até porque tem uma certa pressão por parte dos fã-addicted em ficar parecido tanto a vestimenta quanto a performance. Na minha cabeça sempre fica “você não pode decepcionar”. Mas conhecer as falas, a história e os trejeitos do Daniel, torna-se fácil passar pelo julgamento dos fãs-addicted, e toda essa pressão transforma-se em entusiasmo quando ouço um “parabéns, você está muito legal”.

Quais foram os principais eventos e situações passadas com este cosplay?

Como eu disse, usei poucas vezes o cosplay, mas desde o começo foi um sucesso. Lembro que para fazer o ensaio fotográfico tivemos que limitar um tempo, mesmo não sendo evento algum, para tirar foto com os fãs do personagem. Acabou que tiramos mais fotos com outras pessoas que o próprio ensaio.

Cosplay de Harry Potter | Enio Mezzomo
Cosplay de Harry Potter | Enio Mezzomo

Tem alguém que gostaria de agradecer?

Gostaria de agradecer ao Heide Cosplay’s por me apresentar a este maravilhoso mundo, devo tudo a ele! Ao Izzy BD, meu grande amigo, que ajudou na confecção da roupa, sempre me aconselhando e dando ideias. Sem ele nada seria possível! E também à Maí Cosplay, sei como foi difícil fazer essa vassoura haha.

Acompanhe o trabalho de Enio através de sua Página no Facebook.

você pode gostar também Mais do autor